Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental/Atenção Psicossocial da UNESC - Rev Res Multiprof Unesc veicula a evidência científica em sua natureza mais explícita - o fruto empírico gerado por aquele que pesquisa; quer seja quantitativa, qualitativa; para tomada de decisão ou de um relato vivido por residentes em seu campo de trabalho. A Rev Res Multiprof Unesc, que tem como editora-chefe a Profa. Dra. Luciane Bisognin Ceretta, editoras associados a Profa. Dra. Cristiane Damiani Tomasi e a Profa. Dra. Indianara Reynaud Toretti; e como editores executivos a Profa. Dra. Lisiane Tuon e Prof. Me. Rafael Zaneripe de Souza Nunes, está altamente engajada em disseminar a melhor evidência disponível para atuar como instrumento de construção do contexto em que se insere - a Saúde Coletiva (local ou global) com o que está dentro de seu grande guarda-chuva; abrindo espaço para a comunicação de peculiaridades locais e também de temas de interesse global, operando em fluxo contínuo de manuscritos.

 

Como revista vinculada à uma Universidade Comunitária, plural, de absoluto livre discurso, os valores imbuídos Rev Res Multiprof Unesc se refletem em suas políticas e processos editoriais. Seu escopo volta-se a temas relacionados à Saúde Coletiva e Saúde Global, com especial ênfase à Gestão do Cuidado Integral na Saúde; Educação na Saúde; Epidemiologia Aplicada à Serviços de Saúde; Promoção da Saúde; e Trabalho na Saúde. A Rev Res Multiprof Unesc opera com acesso aberto, sem custos à submissão, para pesquisas quantitativas e qualitativas, artigos originais, artigos de revisão, comentários, editoriais, comunicações rápidas, relatos de experiência em extensão ou de residência, dentre outros. A Rev Res Multiprof Unesc é alinhada com a gestão pública e a melhoria da qualidade do serviço de saúde, inserida no país que possui o maior serviço de saúde universal e público mundial - o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). A Rev Res Multiprof Unesc garante espaço para a disseminação de produtos produtos técnico-tecnológicos, ou de qualquer outra sorte que venham a impactar diretamente setores relacionados à saúde.

 

É importante ressaltar que estamos alinhados em políticas e processos editoriais norteados pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e o Committee on Publication Ethics (COPE), na tentativa de garantir a melhor evidência disponível aqui veiculada: ou seja, nosso comitê e corpo editorial alinhados para que as decisões sejam tomadas em uníssono. É também esperado que todos os autores sigam a Declaração de Helsinki sobre ética em publicações, disponibilizada pela World Medical Association.

 

Clique aqui para ler a carta de boas-vindas deste novo ciclo elaborada pelo comitê editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de revisão de manuscritos e detalhes sobre autoria

O processo de revisão dos manuscritos da Rev Res Multi Unesc é minuciosamente detalhado aqui nesta seção. A Rev Res Multi Unesc adota o processo formal de revisão externa por pares - pesquisadores com ligação à temática do estudo abordada. Após o processo de submissão, o manuscrito será recebido por um dos editores associados ou pela editora-chefe da Rev Res Multi Unesc, que realizará primeira avaliação com julgamento de mérito do trabalho, adequação ao escopo da revista, adequação a preceitos éticos fundamentais e regulamentares. Isto posto, o manuscrito é encaminhado para um membro do corpo editorial, que ficará responsável por todo o processo de avaliação do artigo, envolvendo o contato com os autores de correspondência, convite de revisores externos, controle de prazos, supervisão do contato entre revisores e autores em rodadas de revisão, e também pode ser parte do processo interativo de revisão do manuscrito.

Caberá ao editor de seção recomendar o aceite, aceite com alterações maiores, aceite com alterações menores, rejeição com possibilidade de re-submissão ou rejeição sumária aos editores associados ou à editora-chefe da revista, com tomada de decisão final. Editores associados ou a editora-chefe podem cuidar diretamente do processo editorial do artigo, não delegando a um editor de seção, caso julgue adequado. Neste caso, realizam exatamente as mesmas funções mencionadas acima pelo editor responsável pela submissão.

Em caso de aceite, o manuscrito será encaminhado para elaboração da versão de prova, na qual o comitê editorial poderá realizar pequenas modificações deliberadamente, usualmente gramaticais; e os autores deverão realizar a aprovação final da versão. Neste estágio, somente correções menores (textuais) serão assumidas. Após, será encaminhada para o setor de diagramação e então para a edição executiva para que o manuscrito seja produzido, indexado e publicado.

Trocas de autoria durante o processo de submissão serão permitidas em casos excepcionais e deverão ser justificadas: adição de autores, remoção de autores ou troca de ordem de autoria. Nestes casos, o autor de correspondência deve comunicar formalmente o comitê editorial da revista diretamente por e-mail a mudança realizada, com uma carta-justificativa acompanhada. Para os casos de inclusão, o autor a ser incluído deve elaborar uma carta própria descrevendo os motivos que justificam sua inclusão na autoria, a despeito da comunicação do autor de correspondência do estudo. Para casos de remoção ou troca de ordem de autoria, o autor de correspondência apresenta a justificativa. Para todos os casos, é necessária uma carta conjunta de todos os autores, ou encaminhamento de troca de e-mails interna, que garanta a concordância de todos os autores do estudo acerca do movimento pretendido. O mérito será julgado pelo comitê editorial da revista.

Por fim, autorias compartilhadas (e.g., divisão de primeira autoria, ou divisão de autoria sênior, etc.) deverão ser detalhadamente justificadas e sustentadas para que o comitê editorial possa deliberar sobre o aceite ou não da solicitação

Periodicidade

Fluxo contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.