Oficina “Interações Ecológicas”: trocas de saberes sobre efeitos ecotoxicológicos em organismos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/re.v9i1.8899

Resumo

A extensão universitária tem um papel primordial na construção da ponte entre o saber construído na universidade, às demandas da sociedade, sobretudo quando trata-se de questões que envolvem a formação integral e alfabetização científica dos estudantes. Estes dois eixos garantem o desenvolvimento de pensamentos críticos e reflexivos em relação às problemáticas da sociedade, em destaque neste estudo, o uso demasiado e inadequado de agrotóxicos, componentes químicos potencialmente tóxicos ao ambiente e aos seres que ali residem. A ciência ecotoxicologia é considerada uma importante ferramenta no processo de sensibilização, pois apresenta os efeitos nocivos causados pelos resíduos químicos amplamente utilizados, principalmente no Brasil. Neste contexto, o presente estudo fez a proposição de uma oficina didático pedagógica envolvendo conceitos primordiais referentes à ciência ecotoxicologia, tendo como intuito principal dialogar sobre os efeitos dos contaminantes químicos nas interações ecológicas. As atividades envolveram a confecção de materiais didáticos e a elaboração de uma fábula, com intuito de viabilizar a compreensão dos conceitos científicos considerados complexos e promover a apropriação do conhecimento. O estudo mostrou resultados promissores e satisfatórios que se refletiram da ampla participação dos estudantes no decorrer da oficina, fato este que ressalta a importância das práticas extensionistas na promoção do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Otávio Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

Docente no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná, campus União da Vitória-PR (UNESPAR). Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Tatiane Finsterbusch, Universidade Estadual do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória-PR.

Luana Costa, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória-PR.

Alan Deivid Pereira , Universidade Estadual do Paraná

Docente no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória-PR. Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk

Docente no curso de licenciatura em Ciêncas Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória-PR. Doutora em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2024-12-20