Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Considerando o escopo abrangente da revista, os artigos poderão ser organizados para publicação dentro de seções específicas. Cada edição publicará manuscritos originais que podem ser apresentados nas categorias a seguir:

Artigo de Experiência: destina-se a descrição de experiências desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos que apresentem algum aspecto original relacionado a extensão. A estrutura deve conter as seções: Resumo; Introdução (podendo conter a contextualização do relato); procedimentos metodológicos, desenvolvimento (contendo o relato, resultados e discussão, que podem ser divididos em seções distintas); Considerações Finais; Agradecimentos e Fontes de financiamento (opcional); e Referências.

Artigos originais e artigos de revisão (review): resultados de trabalho de natureza empírica, experimental ou conceitual (com no mínimo 10 e máximo de 25 páginas). A estrutura deve conter as seções: Introdução; Fundamentação Teórica (que pode ser apresentada em seção própria, inclusive com subitens ou estar contemplada no âmbito das demais seções); Procedimentos Metodológicos (que podem ser apresentados na introdução); Resultados e  Discussão* (podem ser apresentados em seções distintas); Considerações Finais; Agradecimentos e Fontes de financiamento (opcional); e Referências.

*Nos artigos de conteúdo apenas conceitual os resultados e discussão podem ser dispensados.

 

Entrevistas: a revista também poderá publicar entrevistas com profissionais e pesquisadores de destaque, a critério da diretoria executiva (máximo de 5 páginas).

Resenhas de livros: Serão aceitas submissões de resenhas críticas de livros, acompanhadas de referência bibliográfica completa (mínimo de 3 e máximo de 5 páginas). A estrutura de texto fica a critério do autor da resenha.

 

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista de Extensão da Unesc, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. As submissões podem ser apresentadas em português, inglês ou espanhol, sendo necessários os resumos nas respectivas versões. A revisão gramatical será de responsabilidade exclusiva dos autores. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial da Revista e às Instruções aos Autores, que seguem as orientações da ABNT.

Os direitos sobre manuscritos publicados serão de propriedade da Revista de Extensão da Unesc, sendo vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos no formato impresso ou eletrônico, quanto a tradução para outro idioma sem a autorização da Editoria Científica.

 

Folha de Rosto

Deve constar o título completo (nos idiomas português, inglês ou espanhol), nome(s) do(s) autor(es) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço completo apenas do autor responsável pela correspondência, incluindo e-mail.

 

Resumo

Todas as contribuições submetidas à Revista de Extensão da Unesc deverão ter resumo em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. O Resumo deverá conter no máximo 250 palavras com espaço, escrito em parágrafo único, contendo o texto para contexto, objetivo, procedimento metodológico, resultados e conclusões. Serão aceitas entre 03 e 05 palavras-chave. O resumo na tradução para o inglês será nomeado Abstract e deverá conter de 3 a 5 keywords. O resumo na tradução para o espanhol será nomeado Resumen e deverá conter de 3 a 5 palabras-clave.

 

Apresentação do arquivo e das seções

O corpo de texto deve apresentar sequência lógica, organizada em partes distintas – introdução, desenvolvimento, conclusões (ou tópicos similares) –, considerando-se a categoria do manuscrito envolvida.

a)       corpo do texto: apresentado em formato DOC(Microsoft Word ou equivalente) folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a2,5 cm. O texto deve possuir espaço 1,5 (entrelinhas), fonte Times New Roman, tamanho 12, recuo de parágrafo 1,25cm a esq. (1 tab). Deverá ser iniciado pela introdução e apresentado de maneira contínua, sem novas páginas para cada subtítulo ou seção;

b)      As notas de rodapé serão aceitas, porém devem se restringir ao mínimo necessário.

 

Citações no corpo do texto

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR10520 - Citação é a “menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de outra fonte". A seguir estão informados os modelos de citação para a revista:

 

a) as citações indiretas deverão constar no corpo do manuscrito da seguinte forma:

- Um autor: sobrenome do autor (sem iniciais, com exceção quando houver ambiguidade) e o ano de publicação. Exemplo: (SMITH, 2014).

- Dois ou três autores: sobrenome dos autores separados por “;” e o ano de publicação. Exemplo: (SMITH; SILVA, 2014) ou (SMITH; SILVA; SANTOS, 2014);

- Mais de três autores: sobrenome do primeiro autor seguido por "et al." e o ano de publicação. Exemplo: (SMITH et al., 2014)

b) as citações diretas/textuais curtas (até 3 linhas) deverão constar no corpo do texto, entre aspas seguidas de autor(es), ano e página. Ex. (SMITH, 2014, p. 14)

c) as citações diretas/textuais longas (mais de 3 linhas) deverão ser inseridas com recuo de parágrafo (4 cma esquerda), letra tamanho 10, sem aspas, seguida de autor(es), ano e página. Ex. (SMITH, 2014, p. 14).

d) Grupos de referências devem ser listadas primeiro por ordem alfabética, em seguida em ordem cronológica.

 

Quadros, Tabelas e Figuras

Os Quadros, Tabelas e Figuras (figuras entendidas como gráfico, foto, mapa, gravura, organograma, fluxogramas, frames ou outro esquema ilustrativo, apresentadas em formato .JPG com resolução mínima de 350x350 pixels) devem ser apresentados no corpo do texto, logo após serem mencionadas. Devem estar numeradas com algarismos arábicos na ordem em que aparecem (ex.: Quadro 1, Quadro 2, Figura 1, Figura 2, etc.), com legendas na parte superior e indicação da fonte na parte inferior, em espaço simples (entrelinhas), fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada quando composta por uma linha e justificada quando composta por duas ou mais linhas.

 

Devem seguir os seguintes modelos de apresentação:

 

Tabela 1. Título da Tabela.

 

Position

Academic background

Working time in this position

Working time in the organization

Background

1

Owner

Agricultural engineering

32 years

35 years

35 years

2

Director

Higher education-incomplete

8 years

24 years

40 years

3

Executive manager

Forestengineering (M.Sc.)

2 years

6 years

6 years

4

Accountant

Accounting

20 years

20 years

20 years

5

Finance manager

Law

7 months

7 months

4 years

Fonte: YAMAGUCHI; MONTIBELLER-FILHO, 2013.

 

Quadro 1. Título do Quadro.

Padrões Privados (institucionais)

Certificação (GLOBALGAP)

Padronização

Marca

Padrões Públicos (multistakeholder)

Rastreabilidade

Rotulagem de alimentos

Indicações geográficas

Padrões Privados (Internacionais)

Codex Alimentarius

HACCPP

ISSO 22000

Padrões Públicos (nacionais)

Programa de Alimento Seguro (PAS)

PIF

SAPI

SISBOV

Pró-orgânico PNCR

Fonte: VIEIRA et al., 2011.

 

Figura 1. Gráfico, Foto, Mapa, Gravura, outro esquema ilustrativo.

 

Fonte: GIANEZINI; SALDIAS; RUVIARO, 2012.

 

Referências

O número de referências deve estar de acordo com a categoria do manuscrito apresentado à Revista de Extensão da Unesc. As referências listadas serão normatizadas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A apresentação das referências listadas deverá ser em espaço simples, sem parágrafos, sem recuos e ordenadas alfabeticamente.

A seguir, encontram-se alguns exemplos de como citar os principais tipos de referências e sua ordem exata conforme norma vigente da ABNT – NBR 6023.

 

a) Livro na Integra

 

GOULARTI FILHO, A.; QUEIROZ, P. R. C. (Org.). Transportes e formação regional: contribuições à história dos transportes no Brasil. Dourados: Editora da UFGD, 2011. 460p.

 

b) Capítulo de Livro

 

GIANEZINI, M. Avaliação e Resultados. In: Universidade Luterana do Brasil (Org.). Elaboração de Projetos Sociais. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 127-134.

 

SALVARO, G. I. J.; LAGO, M. C. S.; WOLFF, C. S. Formação de mulheres militantes, constituição de sujeitos e subjetividades em lutas de gênero. In: LAGO, M. C. de S.; TONELI, M. J. F.; SOUZA, M. de (Org.). Sexualidade, gênero, diversidades. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2013, p. 83-101.

 

c) Artigo em Periódico Científico

 

CAMILO, S. P. O. A Sociedade Anônima e os princípios norteadores das funções dos administradores. Análise (PUCRS), Porto Alegre, n. 7, v. 9, p. 77-95, 1998.

 

RABELO, G.; VOLPATO, G.; DENSKI, M. Formação, práticas educativas e constituição da identidade docente: memórias e vestígios de professoras de uma escola pública. Revista Teias (UERJ. Online), Rio de Janeiro, v. 12, p. 151-170, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/687>. Acesso em: 12 mar. 2014.

 

VIEIRA, A. C. P. et al. Freedom To Operate (FTO) for management of new technologies: the importance of intellectual property. Espacios, Caracas, v. 34, n. 6, p. 1, 2013. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a13v34n06/13340601.html>. Acesso em: 12 mar. 2014.

 

d) Trabalho publicado em Anais de Evento

 

MUELLER, R. R. Do Training Within Industry (TWI) para os Quatro Pilares de Delors: a relação histórica entre as tecnologias gerenciais e a educação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2012.

 

VIEIRA, R. S.; HIJAZ, T. F. O direito à saúde nas leis orgânicas dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) à luz do disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: apontamentos preliminares. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 10 e MOSTRA DE TRABALHOS JURÍDICOS CIENTÍFICOS, 6, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais..., Santa Cruz do Sul: EdiUnisc, 2013.

 

e) Artigo de Jornal/revista

 

THEIS, I. M. De braços cruzados. Jornal de Santa Catarina, Blumenau, p. 27, 04 ago. 2006.

 

f) Monografia / Dissertação / Tese

 

FREIRE, P. S. Engenharia da integração do capital intelectual nas organizações intensivas em conhecimento participantes de fusões e aquisições: uma proposta para mensuração do risco futuro da operação. 2013.354 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Departamento de Engenharia do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

 

GONÇALVES, T. M. Estereotipia da Relação Profissional/Paciente e Inibição do Processo Terapêutico. 1989.300 f. Dissertação (Mestradoem Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

 

OBS: Para referências não exemplificadas acima, consultar normas da ABNT – NBR 6023.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.