DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
a extensão universitparia como forma de acesso à educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v9i1.8965Resumo
O presente artigo objetiva discutir a desigualdade observada no processo de acesso ao ensino superior brasileiro, em específico a Universidade, enfatizando a necessidade das políticas públicas, e da extensão universitária. O acesso à educação no Brasil é desigual, sobretudo o ensino superior, privilegiando àqueles com melhores condições sociais e econômicas,. Diante disso, são necessárias políticas sociais públicas que possibilitem o acesso ao ensino superior, como as cotas raciais, cotas sociais, financiamentos estudantis e bolsa de estudos. Uma outra forma de possibilitar o acesso ao ensino superior é a existência de Cursinhos Pré-Vestibulares gratuitos. Neste artigo, será apresentada a experiência de execução de um Cursinho Intensivo gratuito na Zona Sul da cidade de Londrina. O Cursinho foi proposto e desenvolvido pela equipe do Projeto de Extensão “Práxis Itinerante: novas perspectivas às juventudes e populações em situações de vulnerabilidade social”, financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) vinculados à Universidade Estadual de Londrina (UEL) ,. Enquanto recursos metodológicos eleitos para a construção, prezou-se pela abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e 44 questionários aplicados junto aos estudantes participantes. É chegada a conclusão que o acesso ao ensino superior é de fato segregado e as propostas extensionistas, como um Cursinho Pré-Vestibular em áreas periféricas, seja uma forma de deixá-lo mais democrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.