PLANEJAMENTO E CONTROLE CONTÁBIL NA ATIVIDADE RURAL: UM RELATO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v9i1.9105Resumo
Sabe-se que existem fragilidades na gestão das propriedades rurais, sobretudo, nas pequenas e médias e naquelas enquadradas como agricultura familiar. De modo geral, o agricultor destina seu tempo às atividades agrícolas, logo não consegue efetuar a gestão financeira e tributária da propriedade de forma adequada. Diante disso, foi desenvolvido o projeto de extensão denominado Planejamento e Controle Contábil na Atividade Rural. Este artigo tem o objetivo de relatar as ações de extensão e os resultados do projeto, no período de 2021 a 2024, por meio de pesquisa descritiva e participante, com abordagem qualitativa. O projeto foi desenvolvido junto aos agricultores da região do sul catarinense e entre as ações de extensão realizadas se destacam as reuniões com os agricultores para identificação das demandas, nas quais foi constatado que havia necessidade de instruir e capacitar os produtores em relação à emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) e no que se refere ao planejamento financeiro e tributário. Foram realizadas palestras, desenvolvido material didático sobre o fluxo para cadastro eletrônico do produtor, emissão da NFP-e e minicursos enfocando a tributação sobre a renda obtida na atividade. A partir das interações se percebeu que falta habilidade de alguns agricultores quanto ao uso dos recursos tecnológicos, por outro lado, estes demonstram interesse na adesão à NFP-e, por trazer maior agilidade aos processos e evitar deslocamento de suas propriedades para emissão da NF física. Além disso, se observou que a região requer profissionais da contabilidade capacitados para atender as especificidades das atividades agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.