ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA O COMBATE AO LIXO MARINHO:
ESTUDO DE CASO DO PROJETO DE EXTENSÃO LIXO MARINHO NO SUL CATARINENSE.
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v9i1.9223Resumo
As sociedades humanas sempre estiveram ligadas ao mar, seja como forma de obtenção de alimentos, locomoção ou lazer. Dentre os diversos impactos impostos a este ambiente, atualmente o lixo marinho configura-se como um dos principais problemas a ser combatido. O lixo marinho é todo resíduo sólido de origem antropogênica, que chegam aos oceanos de forma direta, através do descarte incorreto, ou indireta, através dos rios e atividades portuárias e náuticas. Principalmente composto por plásticos, metais, vidros e papéis, esse lixo compromete os ecossistemas marinhos, prejudica a saúde humana e impacta negativamente atividades econômicas marítimas. Com o objetivo de promover a educação ambiental sobre o lixo marinho em escolas da região costeira de Santa Catarina, no ano de 2023 foi criado o Projeto de Extensão "Lixo Marinho no Sul Catarinense". O projeto inclui uma sequência de seis atividades teórico-práticas que abrangem temas como a importância dos oceanos, reciclagem, a história do plástico e economia circular, além de atividades práticas como a limpeza de praias e a construção de uma coleção didática com os resíduos coletados. O projeto também utiliza o filme "Wall-E" para sensibilizar os alunos. Em 2023, participaram do projeto 164 alunos sendo que 124 correspondiam a cinco turmas de 6º ano da Escola Municipal Manoel Rodrigues da Silva, em Passo de Torres, e 40 alunos de duas turmas de 5º ano do Colégio UNESC, em Criciúma. O feedback da comunidade escolar foi positivo, e o projeto foi continuado em 2024, refletindo seu impacto educativo e ambiental na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.