ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: PROPOSTA PARA O 7º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Danielly Vitório Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Marco Antonio Antunes Vieira
  • Kalyne Tereza Machado
  • Ágatha de Souza Niero
  • Ledina Lentz Pereira

Resumo

Apresentam-se, neste trabalho os procedimentos e fundamentos, teóricos e metodológicos para a realização da oficina sobre as Equações do 1º grau, realizada no projeto Residência Pedagógica, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. A oficina foi realizada na Escola de Educação Básica Filho do Mineiro no primeiro semestre de 2021. O referencial teórico foi baseado nos fundamentos do uso do material manipulável. Com esta base teórica, procurou-se evidenciar e fazer com que os alunos se apropriassem do conceito de Equação do 1º grau. O objetivo elencado no desenvolvimento deste trabalho é de que os alunos tenham a percepção de que os conceitos de equação possam estar vinculados ao movimento dos materiais manipuláveis. Em função do afastamento social determinado pelos órgãos competentes por conta da pandemia do COVID-19, a elaboração da oficina ocorreu de forma remota, isto é, toda a produção teórica e de atividades. A aplicação, porém, aconteceu nas aulas presenciais, com a presença dos residentes, dois a dois. Na aplicação da oficina, foram usados os materiais manipuláveis produzidos pelos próprios acadêmicos. A fim de tornar a apropriação do conceito possível, foi necessária a relação entre os conceitos cotidianos e científicos. Desse modo, foi essencial a análise de autores que tratam do ensino a partir do uso de materiais manipuláveis, especificamente ao tratar-se das características de uma equação do primeiro grau.  As aulas foram conduzidas a partir da participação e a estimulação dos alunos, para que assim, pudessem contribuir na elaboração geral do conceito

Biografia do Autor

Danielly Vitório, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNESC

Ágatha de Souza Niero

Graduada em Licenciatura em Matemática - UNESC.

Referências

Referências

DORIGON, J. C. G. Proposições de Davydov para introdução ao conceito de equação. 2013. 92 f. Monografia (Especialização) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Unesc, Criciúma, 2013.

COLABORADORES, D.; ROSA, J. E.; DAMAZIO, A.; CRESTANI, S. Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições elaboradas por Davydov e seus colaboradores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 167-187, 2014.

SCORALO, M. A. O uso dos Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. FUNESP, 2008.

RODRIGUES, F. C; GAZIRE, E. S. Reflexões sobre o uso do material didático manipulável no ensino de matematica: da ação experimental à reflexão. Florianopólis, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis – SC. Secretaria do Estado da Educação, 2019. 492p. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense.

Downloads

Publicado

2023-06-16