QUALIDADE AMBIENTAL DE NASCENTE EM ÁREA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v25i0.4589Resumo
As nascentes são importantes recursos no desenvolvimento econômico e social de uma localidade. No entanto, a qualidade da água da nascente está relacionada ao uso e ocupação do solo na área de contribuição. A ocupação urbana provoca alterações no ambiente, que podem causar desequilíbrio e comprometer a qualidade dos recursos hídricos. Neste sentido, o presente estudo avaliou a qualidade da água de uma nascente localizada no perímetro urbano do município de Francisco Beltrão-PR, por meio de análises físico-químicas, microbiológicas, toxicológicas, além de análise ambiental macroscópica. Os parâmetros físico-químicos analisados foram: temperatura; pH; condutividade elétrica; turbidez; DQO; DBO e fósforo. Nas análises microbiológicas foram avaliados Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes e E. coli, utilizando a técnica de membrana filtrante. Nos ensaios de toxicidade aguda foi realizado o teste de imobilidade/mortalidade com o bioindicador Artemia salina. Na avaliação ambiental da nascente foi utilizada metodologia de abordagem macroscópica, por meio de análises qualitativas. Os parâmetros físico-químicos condutibilidade elétrica, DQO e DBO não atenderam os limites da legislação. As análises microbiológicas indicaram a presença de Coliformes Termotolerantes e E. coli. A análise de toxicidade indicou toxicidade da água. A análise macroscópica demonstrou péssimas condições de preservação da nascente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


