O TERRITÓRIO DO PROJETO GEOPARQUE CAMINHO DOS CÂNIONS DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.6239Resumo
Os Geoparques são áreas geográficas que contém locais e paisagens de importância geológica nacional e internacional. No ano de 2006, foi proposto o projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, tendo em vista a conservação e a preservação do patrimônio geológico, bens naturais e culturais que o território do projeto possui. Considerando que um dos objetivos dos Geoparques é o desenvolvimento de atividades de educação e divulgação das Geociências, o artigo tem como objetivo analisar como vem sendo desenvolvido o conceito do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, tomando como estudo de caso a escola Afonso Bedinot, no município de Mampituba/RS, com o intuito de investigar o conhecimento dos alunos acerca das Geociências, e também verificar a forma como os docentes vem trabalhando estas temáticas. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, foi realizado uma observação participante com o corpo docente e alunos. Constatou-se, por meio do estudo realizado, que tanto os professores, como os alunos, possuem um conhecimento limitado sobre o projeto Geoparque, o que fortalece a necessidade desenvolver atividades no território do projeto Geoparque dentro do espaço escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.