A DANÇA NA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA (2014)
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v7i1.3921Resumo
Orientadas pelo problema de compreender como se configura o conteúdo dança inserido na Proposta Curricular de Santa Catarina no ano de 2014, nosso objetivo foi analisar o conteúdo dança no documento a partir das disciplinas de Artes e Educação Física, evidenciando os possíveis afastamentos e aproximações em relação aos componentes, ao tratar do conteúdo dança. A pesquisa se caracteriza como documental orientada pela análise do documento orientador do currículo em Santa Catarina. Concluímos que a dança se apresenta de modo distinto em ambas as disciplinas, evidenciando contrapontos entre a dança como forma de arte e a dança como prática corporal.Downloads
Referências
BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007a.
___________. Ensino De Dança Hoje. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007b.
Salvador, Gabriela Di Donato. Histórias e propostas do corpo em movimento: um olhar para a dança na educação. Guarapuava: Unicentro, 2013
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica / Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2014.
SÁ-SILVA J.R, ALMEIDA C.D, GUINDANI J.F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, julho de 2009.
OLIVEIRA, Jhenifer Pereira. A linguagem da dança nas aulas de Arte nas escolas municipais em Içara. 2016. Monografia – Curso de licenciatura em Arte da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).










