DIREITOS HUMANOS DE GÊNERO FEMININO E A GLOBALIZAÇÃO DE UMA NECESSIDADE LATENTE

Autores

  • Caroline Gomes e Silva Forte
  • Fabiola Tatsch

Resumo

Os Direitos Humanos de Gênero Feminino e globalização de uma necessidade latente objetiva traduzir sob a ótica do masculino ativo e do feminino passivo ao longo da história a localização da existência ou perda dos direitos humanos de gênero feminino, dentro do ordenamento jurídico globalizado. Os momentos em os movimentos de luta social voltaram-se para as mulheres absorvendo as críticas feministas e a criação de conceitos. A análise da sujeição passiva das mulheres e o reflexo nos crimes de gênero motivados pela desigualdade social e dependência financeira. A noção de direitos humanos condicionada a diversos elementos como o sistema político e econômico, e a cultura de cada país, bem como a moral e às regras sociais vigentes em determinada sociedade. Entre outros questionamentos que foram respondidos com estatísticas realizadas em trabalhos de campo por equipes multidisciplinares que compilaram uma série de dados específicos motivadores de modificações de leis que versam sobre direitos humanos de gênero feminino, precisamente a Lei 14.188/21 altera o art. 12-C da Lei 11.340/06 que
passa elencar a possibilidade do risco atual ou iminente à integridade psicológica. Diante de toda pesquisa realizada observou-se que a base para a construção dos direitos humanos de gênero feminino, encontra-se na possibilidade de resgate do valor da pessoa humana – mulher que apesar de formalmente garantido por cartas constitucionais ou pelo direito internacional ainda sofre com a insuficiência de mecanismos para garanti-los. A presente pesquisa envolve o tema: direitos humanos de gênero feminino, dentro do ordenamento jurídico globalizado, a busca por respostas relativas à existência e perda destes direitos, se chegou a existir em algum momento, quando deixou de fazer parte do sistema social, quando os direitos humanos passaram proteger objetivamente mulheres? Busca que utiliza procedimentos constituídos pelo método qualitativo, proporcionando a construção e/ou revisão de novas abordagens, sobre o tema direitos humanos de gênero feminino.

Palavras-chave: Direitos Humanos de Gênero Feminino. Feminismo. Direito Internacional. Direito Humanitário. Movimentos de luta social. Novos Direitos.

Downloads

Publicado

2022-07-22