ENDOCARDITE ASSOCIADA A SÍNDROME DO CHOQUE ESTAFILOCÓCICO: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v16i1.10596Resumo
A endocardite infecciosa é uma doença grave caracterizada pela infecção do endocárdio, geralmente envolvendo as válvulas cardíacas. Sua fisiopatologia baseia-se na lesão endotelial, que favorece a adesão bacteriana e a formação de vegetações compostas por plaquetas, fibrina e microrganismos, podendo gerar destruição valvar, embolização sistêmica e fenômenos imunológicos. O principal agente etiológico é o Staphylococcus aureus, responsável por quadros agudos de rápida evolução, frequentemente associados a dispositivos invasivos ou focos infecciosos extracardíacos. O diagnóstico é clínico e laboratorial, baseado nos critérios de Duke modificados, que combinam achados microbiológicos e de imagem, com destaque para o ecocardiograma transesofágico, de alta sensibilidade para detecção de vegetações e abscessos. O tratamento envolve antibioticoterapia prolongada e, em casos complicados, intervenção cirúrgica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.





