O USO DOS EXERGAMES DA PLATAFORMA XBOX 360 KINECT® PARA O EQUILÍBRIO E MOBILIDADE DE IDOSOS

Autores

  • Patrícia Martins Franciulli Universidade São Judas Tadeu
  • Gislene Gomes da Silva
  • Aline Bigongiari
  • Cristiane Milani Magaldi
  • Márcia Barabanera
  • Semaan El Razi Neto
  • Luis Mochizuki

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v13i1.3606

Resumo

Com aumento da expectativa de vida nos países em desenvolvimento as pessoas estão vivendo mais, e a busca pelo envelhecimento ativo tem sido alvo de diversas discussões na literatura. Dentre os diversos recursos disponíveis na fisioterapia podemos citar os exergames que consistem na utilização da interatividade para a realização de exercícios físicos, reproduzindo atividades funcionais associadas a fatores lúdicos, com a finalidade de treino e melhora do equilíbrio e aquisição da mobilidade. O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos da intervenção com exergames no equilíbrio e mobilidade de idosos. A amostra foi composta por 18 participantes, submetidos à avaliação da mobilidade por meio do Timed Up and Go test e do equilíbrio por meio da Escala de Equilíbrio de Berg. O protocolo consistiu em oito semanas, com três sessões por semana, totalizando 24 atendimentos com duração total de 40 minutos. Após a intervenção, o score da Escala de Equilíbrio de Berg foi significativamente maior (54,5 ± 2,23) que o obtido na avaliação pré intervenção (49,15 ± 5,53). Sobre a mobilidade, houve redução significativa do tempo para a realização do Timed Up and Go test (9.6 ± 2.89) comparado a pré intervenção (12.25 ± 3.13). Pode-se concluir que uso dos exergames da plataforma Xbox 360 Kinect como intervenção promoveu melhora significativa nas variáveis equilíbrio e mobilidade nos idosos participantes.

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Publicado

2022-11-03

Edição

Seção

Tecnologias em Saúde