ATENÇÃO FARMACÊUTICA VOLTADA A IDENTIFICAÇÃO DA INTERAÇÃO FÁRMACO-NUTRIENTE E SUAS IMPLICAÇÕES.

Autores

  • Lucilene Pereira dos Santos UNIME-Itabuna
  • Marcio Amorim Tolentino Lima CESUPI - Faculdade de Ilhéus http://orcid.org/0000-0003-1534-8141
  • Youssef Conrado Haun UNIME Itabuna
  • Íris Terezinha Santos de Santana da Silva UNIME Itabuna
  • Ana Carolina Moraes de Santana UNIME Itabuna

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v13i1.4559

Resumo

A assistência farmacêutica é o conjunto de ações e serviços que visa assegurar a assistência terapêutica integral, a promoção e a recuperação da saúde. Um dos desafios encontrados nesta prática profissional são os problemas relacionados aos medicamentos incluindo as interações fármaco-nutriente. o profissional farmacêutico, possui visão ampla e sistemática quanto aos riscos destas interações, logo, o acompanhamento é essencial na farmacoterapia. Sendo inúmeras as possibilidades de ocorrência de interações entre fármacos e nutriente, o objetivo deste trabalho foi identificar as principais interações relatadas na  literatura e suas implicações, bem como evitá-las através da atenção farmacêutica. Para encontrar os resultados foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática integrativa com as bases de dados SCIELO, BVMS e DOAJ.  Os resultados evidenciaram diversas possibilidades de mecanismos de interações entre fármacos e alimentos com interferências nos processos farmacocinéticos que vão desde a absorção até a excreção, bem como nos processos farmacodinâmicos. Algumas interações produzem modificações na disponibilidade e na atividade do fármaco podendo acelerar o efeito desejável ou tornar indesejável.  O emprego da atenção farmacêutica pode colaborar para prevenir, identificar e resolver as prováveis interações entre fármacos e nutrientes, aumentando desta forma a eficácia do medicamento e o resultado da terapia.

Biografia do Autor

Lucilene Pereira dos Santos, UNIME-Itabuna

Graduada em farmácia pela UNIME-Itabuna

Marcio Amorim Tolentino Lima, CESUPI - Faculdade de Ilhéus

Graduado em ciências biológicas, mestre em sistemas aquáticos tropicais, pós-graduando em fisiologia humana aplica às ciências da saúde, Docenteda CESUPI Faculdade de Ilhéus desde 2018.

Youssef Conrado Haun, UNIME Itabuna

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Tiradentes (1999), Habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Tiradentes (2001) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor da Faculdade FACSUL - UNIME Itabuna.

Íris Terezinha Santos de Santana da Silva, UNIME Itabuna

É BACHAREL EM FARMÁCIA, pela Unime União Metropolitana de Educação e Cultura e Especialista em Farmácia Hospitalar, Mestre em Botânica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) e Licenciada em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Atualmente atua como professora das disciplinas de Farmácia Clínica e estágios supervisionados na UNIME-ITABUNA.

Ana Carolina Moraes de Santana, UNIME Itabuna

Profissional farmacêutica graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia, no ano de 1997. Mestre em Botânica no Programa de Pós graduação em Botânica na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Gestão da Saúde Pública pela Faculdade do Sul-FACSUL-UNIME/Itabuna. Coordenadora do Curso de Farmácia e do Curso de Nutrição da FACSUL-UNIME/Itabuna. 

Downloads

Publicado

2022-11-03

Edição

Seção

Atenção à Saúde