ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM COM CUIDADOS PALIATIVOS EM CRIANÇAS ONCOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v12i1.6011Resumo
Este estudo objetivou analisar a atuação da enfermagem no cuidado paliativo em crianças oncológicas. Foi realizado uma revisão integrativa da literatura para responder a questão de pesquisa “De que forma a enfermagem atua com cuidados paliativos em crianças oncológicas?”.Os estudos foram buscados nas bases de dados LILACS; BDENF e SciELO. Foram considerados artigos originais, em português, inglês e espanhol, entre os anos 2011 e 2021. Foram analisados 12 artigos que atendiam aos critérios da pesquisa. Dentre as ações de enfermagem em cuidados paliativos identificadas, destacaram-se a comunicação verbal (46,2%), as ações para amenizar a dor através de medicamentos (38,5%) e as atividades lúdicas (38,5%). Evidenciou-se que gestos de afeto com a criança trazem maior conforto durante o tratamento e proporciona segurança à família. A comunicação é uma ação necessária e fundamental, porém necessita ser realizada de forma integrada à outras atividades. Outras ações como melhorar alto astral/estima e cuidado individualizado/prioritário precisam ser mais bem trabalhadas. Desta forma, entende-se que é necessário investir na formação dos profissionais de enfermagem em relação a essa temática, para que consigam realizar uma assistência mais qualificada a esse público.
Palavras-chave: enfermagem oncológica, cuidados paliativos, oncologia pediátrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.