A TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO DA GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v13i1.6798

Resumo

Inserida no contexto da prática administrativa, a gestão em saúde abarca uma gama de ações conectadas ao fluxo organizacional do Sistema Único de Saúde que busca viabilizar a atenção integral à saúde da população. Este artigo buscou relatar a experiência da Terapia Ocupacional junto à 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, atuando predominantemente na regulação do sistema e destacando a importância do Terapeuta Ocupacional no processo de gestão em saúde. A principal atividade desempenhada foi a regulação de acesso no SISREG III, estabelecendo-se a classificação de risco dos usuários e, mensalmente, também eram agendadas as consultas de reabilitação física. Para o agendamento dessas consultas foram ponderados dois critérios: tempo na fila de espera e gravidade do caso. Percebeu-se que a regulação do acesso em saúde necessita de mais profissionais com expertise em reabilitação para agregar a avaliação e acompanhamento do caso clínico. O Terapeuta Ocupacional enquanto regulador do sistema tem muito a contribuir com o raciocínio clínico voltado à reabilitação física sob a ótica da ocupação humana, que é o cerne de sua formação.

Biografia do Autor

Maitê Peres de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ana Paula de Souza Lima, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Acadêmica de Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Rafaela Oliveira da Vitória, 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, RS.

Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP). Terapeuta Ocupacional da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, RS.

Fernanda Capella Rugno, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2022-11-03

Edição

Seção

Gestão em Saúde