AVALIAÇÃO DO ESCORE DE RISCO DE FRAMINGHAM EM UM AMBULATÓRIO DE CARDIOLOGIA DE CRICIÚMA – SC
Resumo
Introdução: O Escore de Risco de Framingham é um dos principais meios para avaliação do risco de mortalidade cardiovascular em 10 anos, sendo este realizado através da análise de importantes fatores de risco cardiovascular. Objetivos: Conhecer o risco de mortalidade cardiovascular dos pacientes atendidos no Ambulatório de Cardiologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma, Santa Catarina. Métodos: Estudo censitário, transversal e observacional que incluiu prontuários no período de fevereiro de 2009 à fevereiro de 2010. Resultados: Considerando os prontuários de 38 indivíduos analisados, pode-se perceber uma maior proporção da faixa etária entre 55-59 anos (31,57%; n=12). Houve um predomínio do sexo feminino (71,05%; n=27), entretanto nos pacientes de alto e médio risco, ocorreu predomínio relativo do sexo masculino 72,72% (n=8) e 9,09% (n=1) respectivamente. Em relação ao escore de risco, a maior proporção correspondeu aos pacientes de alto risco (65,78%; n=25). Dentre as doenças equivalentes aos pacientes de alto risco, 43,47% (n=10) eram portadores de diabetes mellitus, sendo 80,00% (n=8) do sexo feminino. Conclusão: Em nosso estudo observamos um predomínio da população na faixa de alto risco.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.