Desafios enfrentados pelos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Michele Goulart dos Santos Unesc
  • Luciane Bisognin Ceretta Unesc
  • Magada Tessmann Schwalm Unesc
  • Valdemira Santina Dagostim Unesc
  • Maria Tereza Soratto Unesc

DOI:

https://doi.org/10.18616/is.v4i1.1765

Resumo

A pesquisa teve como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de trabalho na Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município da Região Sul de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória e de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada aplicada com sete ACS que atuam nas ESF. Utilizou-se para análise dos dados as categorias de análise preconizadas por Minayo. Os ACS ressaltaram as dificuldades enfrentadas para encontrar as pessoas em casa, o mau tempo, a distância entre uma casa e outra, os animais soltos, a precarização das estradas e as casas fechadas; além da vulnerabilidade social da microárea com casos de tráfico de drogas, a falta de infra-estrutura na comunidade e a ocorrência de doenças infecto-contagiosas. O ouvir atento com esclarecimento das dúvidas, dar atenção ao problema das famílias de forma discreta e com ética profissional são condutas dos ACS para o enfrentamento das dificuldades e desafios no processo de trabalho na ESF. O papel do enfermeiro no processo de trabalho do agente comunitário perpassa o esclarecimento de dúvidas e a resolução dos problemas encontrados em cada microárea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Goulart dos Santos, Unesc

Enfermeira Pós Graduada em Gestão da Atenção Básica em Saúde – UNESC - Criciúma - SC - Brasil.

Luciane Bisognin Ceretta, Unesc

Doutora em Ciências da Saúde, Mestrado em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem – UNESC - Criciúma - SC - Brasil.

Magada Tessmann Schwalm, Unesc

Doutora em Ciências da Saúde, Mestrado em Educação, Professora do Curso de Enfermagem da UNESC - Criciúma - SC – Brasil.

Valdemira Santina Dagostim, Unesc

Doutoranda em Ciências da Saúde, Mestrado em Ciências da Saúde, Professora do Curso de Enfermagem – UNESC - Criciúma - SC – Brasil.

Maria Tereza Soratto, Unesc

Mestrado em Educação, Professora do Curso de Enfermagem – UNESC - Criciúma - SC - Brasil

Email: guiga@unesc.net; guiga@engeplus.com.br

Fone (48) 3431 2562

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-07-31

Edição

Seção

Atenção à Saúde