Desafios enfrentados pelos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.18616/is.v4i1.1765Abstract
A pesquisa teve como objetivo conhecer os desafios enfrentados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de trabalho na Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município da Região Sul de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória e de campo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada aplicada com sete ACS que atuam nas ESF. Utilizou-se para análise dos dados as categorias de análise preconizadas por Minayo. Os ACS ressaltaram as dificuldades enfrentadas para encontrar as pessoas em casa, o mau tempo, a distância entre uma casa e outra, os animais soltos, a precarização das estradas e as casas fechadas; além da vulnerabilidade social da microárea com casos de tráfico de drogas, a falta de infra-estrutura na comunidade e a ocorrência de doenças infecto-contagiosas. O ouvir atento com esclarecimento das dúvidas, dar atenção ao problema das famílias de forma discreta e com ética profissional são condutas dos ACS para o enfrentamento das dificuldades e desafios no processo de trabalho na ESF. O papel do enfermeiro no processo de trabalho do agente comunitário perpassa o esclarecimento de dúvidas e a resolução dos problemas encontrados em cada microárea.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.




