PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v9i2.4110Resumen
Introdução – A esquistossomose é uma parasitose endêmica em Minas Gerais, sendo o estado responsável pela metade das notificações no Sistema Nacional de Agravos. Objetivos – Determinar o perfil da parasitose em Minas Gerais. Materiais e métodos – A partir de dados de notificações entre os anos de 2007 a 2014, foram feitas as comparações entre as variáveis relacionadas a esquistossomose em Minas Gerais, comparadas a população do estado, e as notificações nos demais estados do Brasil no mesmo período. Resultados - Os dados sobre a esquistossomose em Minas Gerais mostraram um maior número de notificações em adultos, de área urbana. Discussão – Os resultados demonstram que apesar do maior número de notificações ser em área urbana a maior proporção é na área rural, e com menor escolaridade. Conclusão - O indivíduo típico de Minas Gerais com esquistossomose (quando da notificação do primeiro sintoma), mora na região urbana é do sexo masculino, possui entre 20 a 39 anos, seu grau de instrução é de 1ª a 4ª série do ensino fundamental incompleto e quando tratado evolui para a cura.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.