PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOVO OBSERVATÓRIO: ACESSIBILIDADE ESPACIAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS CATARINENSES

Autores/as

  • Aline Eyng Savi
  • SARA MEDEIROS DOS SANTOS PIZZATTO UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense https://orcid.org/0000-0002-0648-4857
  • Rúbia Carminatti Peterson
  • Júlia Brehm Santos
  • Elaine Guglielmi Pavei Antunes

Resumen

O projeto de extensão universitária Novo Observatório analisa e promove a acessibilidade espacial em escolas municipais catarinenses. Fundamentado em metodologia participativa, integra ensino, pesquisa e extensão para diagnosticar barreiras arquitetônicas, propor soluções inclusivas e fortalecer a cultura da acessibilidade como princípio educativo e social.

Palavras-chave: Acessibilidade espacial, escola pública, projeto de extensão.

Biografía del autor/a

SARA MEDEIROS DOS SANTOS PIZZATTO, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004). É Mestra em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2020). Doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na área de Projetos Arquitetônicos residenciais e comerciais. Experiência na área de Arquitetura de Interiores comercial e residencial. Conhecimento e atuação na execução de Projetos de Prevenção de Incêndio de edificações comerciais e industriais. Experiência em Projetos Urbanos, atuando em projetos de parques de lazer com projetos de arquitetura em geral e urbanísticos do Parque Ambiental Usina Jorge Lacerda, com 50 ha, situado no município de Capivari de Baixo - SC e o Parque Urbano Aeroporto, com 21 ha, no município de Tubarão - SC. Desde 2020, atua como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Extremo Sul Catarinense (CAU/UNESC), na qual ministra a disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, orientando os estudantes na elaboração de propostas integradas de organização do espaço urbano e paisagístico. Ministra também as disciplinas de Projeto Executivo, Gestão de Obras e Computação Gráfica. Nesta última, com foco no ensino do software Autodesk Revit, voltado à modelagem tridimensional de projetos arquitetônicos. A disciplina enfatiza a aplicação do Revit no contexto da metodologia BIM, destacando sua importância para a integração e eficiência dos processos projetuais contemporâneos. Integra a Comissão de Trabalho Final de Graduação (TFG) do curso de Arquitetura e Urbanismo, participando ativamente da organização e acompanhamento do processo avaliativo. Atua também como avaliadora nas bancas, contribuindo para a formação crítica e técnica dos estudantes em fase de conclusão do curso. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Técnico em Design de Interior - EAD, colaborando na construção, atualização e acompanhamento do projeto pedagógico do curso. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-0648-4857 / Scopus Author ID: 57223396919 - Índice h - 3 / Pesquisador do Web of Science ID KBB-2880-2024 - Índice h - 2 / Google Scholar - Índice h - 3 / Research Gate - Índice h - 3.

Publicado

2025-12-18

Número

Sección

Seção 1 - Território e Meio Ambiente