O ESTADO DE RECREIO: despertando a vida na formação de professores do curso de Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i3.7986

Resumo

Seja bem-vindo(a) ao mundo encantado do Recreio Escolar, um espaço onde as crianças mergulham na brincadeira, aprendendo a resolver conflitos, construir e desconstruir regras. Esse estado de imersão e diversão, conhecido como Estado de Recreio, é o foco desta pesquisa que une três pilares fundamentais: Recreio, Formação de Professores e Educação Especial. O objetivo é compreender como o Estado de Recreio, por meio de estratégias brincantes, pode contribuir na formação de professores que trabalham com corpos surdos. A pesquisa foi conduzida através de uma experiência na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, na qual observou-se que a maioria dos planos de aprendizagem demonstrou uma ausência desse "recrear-se", predominando um ensino tradicional de reprodução, que infantiliza os estudantes surdos devido à sua deficiência auditiva. Analisando os resultados, torna-se evidente a necessidade de encontrar “paraquedas coloridos” de ensino e espaços escolares que tirem os alunos da sala de aula, utilizando abordagens lúdicas que possam estimular a aprendizagem dos estudantes surdos de maneira significativa.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, UFBA

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - Atual). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim, FHO - Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê: EDUC(AÇÕES) PARA ADIAR O FIM DO MUNDO