PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Juliana Antoniassi Moreno Universidade do Oeste Paulista
  • Danielle Santos Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) - Programa de Pós-graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-9178-7325

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i1.7987

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa de mestrado abordagem qualitativa cujo objetivo foi analisar os princípios, os fundamentos e os processos formativos de uma instituição denominada “Escola Democrática”, localizada na cidade de São Paulo. A coleta de dados foi estruturada por meio do acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar, da observação in loco e de entrevista semiestruturada realizada com a gestora da escola. A análise foi realizada por meio de Análise Textual Discursiva, gerando eixos analíticos que permitiram reconhecer que a escola tem currículo maleável e propõe atividades diversificadas e significativas, uma gestão horizontal e preocupação com a formação crítica e com o protagonismo dos estudantes. Conclui-se, portanto, que, apesar dos desafios, a escola se configura como um espaço democrático.  

Biografia do Autor

Juliana Antoniassi Moreno, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Especialização em Práticas Textuais pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Educação pela UNOESTE. Atualmente é professora efetiva do ensino fundamental da rede municipal de Presidente Prudente, atuando como diretora de unidade escolar.

Danielle Santos, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) - Programa de Pós-graduação em Educação

Graduada em Licenciatura em Pedagogia em 2003, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Realiza Pós-Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. É docente da Unoeste desde agosto de 2014 e foi Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) nesta instituição de 2018 a 2022. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também é Vice-Coordenadora. É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro nº 1592841. Tem experiência com Educação Inclusiva e Especial e Educação a Distância atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Trabalho com Projetos e Língua Brasileira de Sinais.

Downloads

Publicado

2024-02-23