A POESIA DE CORDEL DE AURITHA TABAJARA

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.8211

Resumo

Este trabalho aborda algumas práticas de letramento literário, junto a estudantes do ensino médio, por meio do cordel indígena Coração na aldeia, pés no Mundo (2018), de Auritha Tabajara. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Como fundamentação teórica, adotamos os seguintes autores: Thiél (2012); Candido, (2006; 2017); Cosson (2014, 2018); Jouve (2002); Lajolo (2001) e, ainda, algumas ideias de Testa (2021); Leite (2019); Graúna (2013); Dorrico et al. (2018); Ferreira (2021). Como resultado, apontamos que o cordel na sala de aula ajuda na formação de leitores mais críticos e sensíveis. A poesia de Tabajara também contribui para fomentar o interesse pela literatura indígena, ainda tão pouco explorada na escola, fazendo, desse modo, avançar o letramento literário de alunas e de alunos do ensino médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraima Moreira Alves Ferreira , Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS/ Câmpus Araguatins

Mestrado em Letras, com ênfase em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT, Câmpus Araguaína-TO (2022). Especialista em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz (FAMA/2011). Licenciada em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas na Universidade Estadual do Piauí-UESP (2006). Professora de Língua e Literatura espanhola do Curso de Letras, da Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS/ Câmpus Araguatins e de língua portuguesa da Secretaria do Estado do Maranhão- SEDUC-MA. Tem experiência na área de Letras, literatura e espanhol. Atualmente tem pesquisado sobre literatura indígena. 

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT, Câmpus de Araguaína

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestrado em Letras pela (UEL/PR – 2002).Professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT, Câmpus de Araguaína.

 

Ivan Gabriel Grajales Melian, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), RS

 Doctor en Ciencias Literarias por la Universidad de Oriente (UO), Cuba. Profesor Visitante de Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera y Lengua Española en el Instituto de Letras y Artes de la Universidad Federal de Rio Grande (FURG), RS, Brasil).

Downloads

Publicado

2025-06-17