DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE O 'ESTÉTICOPOLÍTICO': O AUDIOVISUAL COMO DISPOSITIVO PARA UMA PEDAGOGIA DA PARTILHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i3.8376

Resumo

Este ensaio, oriundo de uma pesquisa de doutorado em andamento, tem como proposta pensar a docência em Educação Infantil, praticada nas/com as audiovisualidades (VICTORIO; BERINO; SOARES, 2017), a partir das pistas sugeridas nas criações docentes individuaiscoletivas (SOUSA, 2022) dessas práticas. Nosso propósito é problematizar que a produção audiovisual, no magistério, precisa considerar que as prescrições e normas têm de ser praticadas pelas docentes, em suas articulações com os processos de autoformação, da circulação de afetos e amizades. Tais situações se forjam, criando uma partilha do sensível (RANCIÈRE, 2009).

Biografia do Autor

Bruno Rossato , UERJ

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (2009); especialização em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (2013); aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela UFF (2014); Formação In Company em Gestão Pública (Programa Líderes Cariocas) pelo COPPEAD/UFRJ. Atualmente é Professor de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Tutor à Distância, no curso de graduação em pedagogia, da Fundação CECIERJ. É membro no Grupo de Pesquisa CNPq/CUNADI - Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença, como bolsista FAPERJ (doutorado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, interessando-se pelos temas: Cotidianos e Currículos; Docência; Narrativas Audiovisuais;

Nilcelio Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto A1 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022), área de concentração Estudos do Cotidiano da Educação Popular, Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016), área de concentração Cultura, Docência e Diversidade, Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Educacionais da Bahia (2010), Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (2008), licenciado também em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012). Foi professor efetivo do município de Mairi-Bahia, de 01/03/2001 a 27/07/2023. Esteve Secretário Municipal de Educação no Município de Mairi Bahia, de 01 de janeiro de 2017 até 20 de julho de 2018. Atuou como Tutor na Universidade Federal de Alfenas no Curso de Gestão Pública Municipal, professor do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) pela Universidade do Estado da Bahia e na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e na Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe-(FARJ). Trabalhou como Coordenador e Supervisor Pedagógico - Secretaria Municipal da Educação de Mairi - Bahia. Atuou como Gestor Educacional na Escola João Augusto de Oliveira de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2011. Pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas - Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC/UFF) e Políticas do Corpo e Diferenças (POC's/UFPel). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente continuada, narrativas, diferença, gêneros e sexualidades em perspectiva interseccional e currículo.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê: EDUC(AÇÕES) PARA ADIAR O FIM DO MUNDO