UM POUCO DE ANORMALIDADE PARA NÃO SUFOCAR: ENSAIOS E FABULAÇÕES SOBRE ESCOLA, APRENDIZAGEM E VIDA

ESSAYS AND FABULATIONS ABOUT SCHOOL, LEARNING AND LIFE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i3.8414

Resumo

Quem estará presente em uma educação de fim de mundo? Como serão as escolas? Quem serão os sujeitos que, após todas as transformações e modificações terrenas, conseguirão resistir e (re)inventar uma educação para os finais, os encerramentos? O que eles nos ensinarão? Quais lições poderemos aprender (e ensinar) com esses seres-professores em nossos cotidianos de vida? Esse texto, que é parte de uma pesquisa de mestrado procura problematizar como os anormais são produzidos na escola. Aqui de forma especial e fabulativa, contamos a história de Arthur, um aluno que desembarca da Nau dos Loucos para educar o Professor Bacamarte a largar “o ensinar” e apostar em um “aprender junto” numa escola para o abandono. Sonhamos com uma escola para o abandono. Uma escola em que todos possam ser o que quiserem, inclusive nada. Uma escola que recuse as padronizações, as classificações e os diagnósticos predeterminados para dar lugar as cores, aos sonhos, aos desejos, a um fazer junto que crie uma nova forma de estar, de existir e de se relacionar na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Allan da Silva Linhares, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (PPGECM/UFPA). Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Norte (SBENBIO/Norte). Bolsista CAPES.

Sílvia Nogueira Chaves, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA (IEMCI/UFPA)

Doutorado em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora Titular  - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê: EDUC(AÇÕES) PARA ADIAR O FIM DO MUNDO