ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.9551

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre intervenções pedagógicas humanizadoras com Arte e Literatura à luz da Teoria Histórico-Cultural. De cunho bibliográfico, discute formação inicial e contínua de professores, apresentando os recursos didáticos “Caixas que Mostram Telas” e “Caixas que Contam Histórias” e suas contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. As defesas aqui apresentadas são fruto de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Concluímos que o trabalho pedagógico com Arte e Literatura, por meio de recursos didáticos que se configuram em extratos de produções humanas altamente aprimoradas, instrumentaliza o docente e promove o desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Miyabe da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEL). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEL). Possui experiência na Educação Infantil e Séries Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Orientação Pedagógica e Psicopedagogia Institucional. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva - GEEII da Universidade Estadual de Maringá -UEM e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica-GEPEITC da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Atualmente desenvolve estudos afetos a Formação de Professores, Educação Infantil, Intervenções Pedagógicas e Educação e Movimentos Migratórios. Atua como Coordenadora de Projetos Educacionais na empresa Girassol Cursos e Edição.

Avany Aparecida Garcia, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2012); possui Licenciatura em Letras - Português e Literatura pela UNIR (1999); Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2004) e Especialização em Linguagem e Educação pela UNIR (2004). Atualmente, é Professora do Magistério Superior da UNIR, Campus de Guajará-Mirim, Dep. Ciências da Linguagem; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil Inclusiva - GEEII/UEM. Tem experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Formação Acadêmica e Continuada.

Patrícia Arruda Câmara Garcia, Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2019) e Letras - Libras pela Faculdade Única de Minas Gerais. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Faveni. Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva - GEEII  da Universidade Estadual de Maringá -UEM e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica-GEPEITC da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Atua como professora regente dos anos iniciais em Educação Bilíngue para Surdos pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Ariani Vilhena de Paiva, Prefeitura Municipal de Atalaia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009). Especialização em Psicopedagogia clínica; Gerenciamento do ambiente escolar -Supervisão e orientação e Educação especial. Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação  Infantil Inclusiva- GEEII da Universidade Estadual de Maringá. É professora da Prefeitura Municipal de Atalaia - PR, atualmente ocupa a função de Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo e Coordenadora da Câmara Técnica de Educação da AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense).

Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Prefeitura Municipal de Atalaia

Possui graduação em Ciências pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2014), Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017), graduação em andamento em Biologia pela Unifatecie (2024). Especialização em Educação Especial (2015), em Transtorno do Espectro Autista (2024), em Gestão Escolar (2024), em Didática do Ensino Básico e Superior (2024) e cursando em Licitações e contratos (2024). Mestrado (2019) e Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática (2023) , pela Universidade Estadual de Maringá. Atua na manutenção e avaliação de políticas públicas, com ênfase em programas estaduais e federais. Realiza a formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental municipais, Docente na Unifatecie, cursos de Pedagogia, Educação Física e EAD.

Downloads

Publicado

2025-05-08