PLANEJAMENTO COMPARTILHADO: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v13i1.5902Abstract
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos da Formação Continuada dos professores. Trata-se de um artigo construído a partir das discussões realizadas na disciplina de Formação de Professores: Tendências dos Estudos e Trabalho Docente, do PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O artigo abordou os objetivos da Formação Continuada dos professores para certificação ou qualificação. Também discorreu sobre algumas possibilidades de Formação Continuada dos professores, priorizando a discussão acerca das formações no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho. Por fim, o artigo apresenta um relato de experiência de formação no coletivo de professores de uma escola de Educação Infantil situada no município de Lajeado/RS, que se mostrou potente para aquele grupo, pois foi possível perceber os impactos dela nas práticas docentes.
Downloads
References
ALVARADO-PRADA, L. E., FREITAS, T. C., FREITAS, C. A. Formação Continuada de Professores: Alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educativo. Vol.10, n. 30, mai/ago 2010. p 367-387.
BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases para a educação. Brasília, DF, dez 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em 10 dez. 2018.
BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica - PNAB. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
CALDERANO, M. A.; PIRES, B.; PRETTI, F. C. Docência Compartilhada: relato de algumas experiências. Anais do EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017.
CALDERANO, M. A. Docência compartilhada: contextos e viabilidade prática. Memorial de Maria da Assunção Calderano defendido na Banca visando Promoção na carreira – Professor Titular. Universidade Federal de Juiz de Fora, agosto/2016.
FREITAS, H. C. L. de. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Socied. v. 23, núm. 80. Setembro, 2002. p. 136-167.
GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n.37. 2008. p 57-70.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa, Lisboa, 2002.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. Os professores e a sua formação. 2ª ed. 2005. p 77-91.
STANO, R. de C. M. T. O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia. Educar em revista. n.57. jul-set 2015. p.275-290.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).