O JOGO DE PAPÉIS COMO ATIVIDADE PRINCIPAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v13i1.6143Resumen
Este artigo tem como pretensão relatar as ações pedagógicas que foram efetivadas no âmbito do programa Residência Pedagógica com o intuito de contribuir para revelar a importância do Ensino da Educação Física para o desenvolvimento da atividade de jogo de papéis na educação infantil, bem como, contribuir no debate acerca do que é e quais são as atividades principais que guiam o desenvolvimento humano, dando ênfase ao jogo de papéis. Foi uma pesquisa bibliográfica, na qual fundamentou a análise dessas ações pedagógicas e as respectivas reflexões em relação a como podemos tratar os conhecimentos específicos da área de Educação Física na educação infantil. Concluiu-se que a Educação Física tem um papel fundamental na educação infantil, no qual, a mediação dos objetos de estudo da cultura corporal possibilita a ampliação do pensamento teórico, dando condições qualificadas para que a criança se desenvolva e se perceba como um sujeito histórico e social.
Palavras-chave: Educação Física. Educação infantil. Jogo de papéis. Atividades Circenses
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BRASIL. Lei nº 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial, Brasília, 2 dezembro 2003ª.
BRASIL. Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Programa de Residência Pedagógica. Set., 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 15 de julho de 2020.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2.ed. São Paulo: editora Cortez. 2012.
DAVÍDOV, Vasili V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Trad. Marta Shuare Moscú: Editorial Progreso, 1988.
ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ELKONIN, Daniel. Problemas psicológicos del juego en la edad preescolar. La psicologia evolutiva y pedagogica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progreso, 1987.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cadernos Cedes, Campinas, v.24, n.62, abril 2004.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.
MILAK, Isabela Natal. O ensino do jogo na perspectiva davydoviana. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2018.
NASCIMENTO, C, P. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SC. Secretaria de Estado da Educação, 2019.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).