A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS LITERÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR A PARTIR DA OBRA OS BRUZUNDANGAS, DE LIMA BARRETO
DOI:
https://doi.org/10.18616/lendu.v7i2.8938Resumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos clássicos literários no contexto escolar, defendendo a sua permanência e inclusão na Educação Básica como um instrumento que possibilita a reflexão sobre o contexto brasileiro, sobretudo no início do século XXI. Nesse sentido, o estudo procurou demonstrar a relevância da leitura interpretativa de Os Bruzundangas, do autor Lima Barreto, considerando a obra, um retrato satírico do Brasil durante o século XX no período da Primeira República, como possibilidade para dialogar, em determinados aspectos, com o contexto político do início deste século XXI. A pesquisa se caracterizacomo bibliográfica, tendo como aporte teórico autores que nos ajudam a refletir sobre as temáticas abordadas: Ivanda Martins (2009), Annie Rouxel (2012), Tzvetan Todorov (2012); Thomas Stearns Eliot (2014), Italo Calvino (1993), Celdon Fritzen (2017), Antônio Candido (1989), Ana Maria Machado (2002), Arthur Schopenhauer (2012); Lilia Schwarcz (2017); Valentin Facioli (2001), Alfredo Bosi (1994), Roberto Remígio Florêncio, Carlos Alberto dos Santos e Vlader Nobre Leite (2020), José de Souza Martins (1994), Daniela Palhuca do Nascimento Queiroz (2020).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista LENDU.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.