ANÁLISE DIACRÔNICA DO VERBO IR NA FORMA SINTÁTICA E MORFOLÓGICA EM TEXTOS JORNALÍSTICOS
Abstract
O presente artigo científico, em uma perspectiva diacrônica, analisa o verbo IR e suas mudanças na Língua Portuguesa, mais especificamente, no período clássico da língua, dando enfoque para três séculos diferentes: XVIII, XIX e XX. Dessa forma, partimos da definição do conceito de gramaticalização para a verificação das postulações de tal verbo nas formas sintáticas e morfológicas. Por fim, realizamos um levantamento de dados com as pesquisas feitas em textos jornalísticos, analisando e comparando-os com as informações obtidas no referencial teórico.
Palavras chaves: Perspectiva diacrônica; verbo IR; textos jornalísticos.
Downloads
References
BORRALHO, Thamiris Abrão. As preposições que acompanham os verbos ir e chegar: uma visão sincrônica do português brasileiro escrito em jornais. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
FARACO, Carlos Alberto. A linguística histórica é uma disciplina científica. In: FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005. p. 91- 127.
FONSECA, Ana Maria Hernandes da. A perífrase verbal ir+infinitivo e o futuro do dialeto riopretano: um estudo na interface sociolinguística/ gramaticalização. 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual Paulista, Campus São José do Rio Preto, 2010.
GABAS JR., Nilson. Linguística Histórica. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Cristina (Orgs.). Introdução à Linguística I: Domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 77-103.
GONÇALVES, Alcione. O processo de gramaticalização do verbo IR no português brasileiro: um estudo diacrônico. Domínios de Lingu@gem, v. 6, n. 1, 1º semestre 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem>. Acesso em: 8 jun. 2017.
JORNAL REGENERAÇÃO. Florianópolis (SC): 1868- [1889?]. Bissemanal.
JORNAL TRIBUNA NEGRA: Pela união social e política dos descendentes da raça negra. São Paulo: 1935. Quinzenal.
JORNAL A LIBERDADE. São Paulo: 1920. Quinzenal.
STROGENSKI, Maria. Uma análise diacrônica do verbo ir e suas diferentes significações no português do Brasil. Trabalho de conclusão de curso- Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista LENDU.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.








