A CRIANÇA EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E SEU OLHAR PARA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v4i3.6205Resumo
O presente artigo propõe uma discussão acerca de crianças em estado de vulnerabilidade social e a importância que elas dão à instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujas entrevistas foram realizadas com crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. De tal modo, discutiu-se o papel da escola pública como instituição social, o conceito de vulnerabilidade social e leis que protegem crianças e adolescentes, além do desenvolvimento que ocorre na terceira infância e seus aspectos motivacionais para um bom desempenho escolar. Assim tendo como problema, o que as crianças em estado de vulnerabilidade social percebem como papel da escola? O objetivo geral foi o de compreender a percepção dessas crianças sobre o papel da escola. Constatou-se que a visão da maioria delas em relação ao ambiente escolar é considerado “legal”, porém não reconhecendo a importância da escola como perspectiva de um futuro melhor.
PALAVRAS CHAVE: Vulnerabilidade social. Terceira infância. Papel da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.