O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES/SC
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v5i1.6643Abstract
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora da Sala de Recursos Multifuncionais integrante ao Atendimento Educacional Especializado em uma Escola Municipal de Passo de Torres/SC, discutindo sua articulação com o ensino regular. Para tanto foi realizado um estudo teórico acerca da prática pedagógica da professora, bem como uma pesquisa de campo de natureza básica e de cunho qualitativo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. A entrevista revelou que a professora implantou na escola em estudo, a Sala de Recursos Multifuncionais, espaço do AEE. Nesta sala foram atendidos educandos com deficiências, transtornos ou distúrbios. Sobre a prática pedagógica da professora, percebeu-se que a mesma se dedica de forma intensiva aos atendimentos dos seus educandos, propondo atividades diferenciadas, considerando as suas características de aprendizagem. A articulação do serviço do AEE com o ensino regular ocorre por meio de encontros para discussão do processo de aprendizagem, realinhamento de estratégias de ensino e procedimentos de avaliação.
PALAVRAS CHAVE: Atendimento Educacional Especializado (AEE). Educação Especial. Professor.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


