Atuação da residência multiprofissional no grupo de tabagismo: um relato de experiência
Resumo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o tabagismo é a maior causa evitável de doenças, invalidez e mortes prematuras¹. O Ministério da Saúde, através do INCA, vem articulando medidas, desde 1989, por meio do Programa Nacional de Controle de Tabaco (PNCT) sob a ótica da promoção e manutenção da saúde. Neste contexto o objetivo deste relato é destacar as experiências de um grupo de tratamento ao fumante realizado na UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, tendo como público alvo os funcionários da universidade. O grupo foi estruturado por uma equipe multiprofissional composto por psicólogo, enfermeiro, cirurgião-dentista, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico e profissional de educação física. O projeto ocorreu em parceria entre o Programa de Residência Multiprofissional da UNESC e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, tendo duração de um ano com início em outubro de 2015. Participaram do programa 17 participantes sendo, 05 homens e 12 mulheres, com idade entre 30 a 60 anos. O programa seguiu o roteiro proposto pelo Ministério da Saúde (MS) e INCA com adaptações para melhor organização e adesão do grupo, dividido em 3 etapas. 1ª etapa: 6 encontros semanais, sendo que 4 destes foram estruturados com o manual do MS/INCA do coordenador e dos participantes; 2ª etapa: 6 encontros quinzenais; 3ª etapa 6 encontros mensais. Os encontros foram realizados na sala de dinâmicas das Clínicas Integradas da UNESC. As dificuldades encontradas estão relacionadas às desistências por conta das atividades paralelas ao horário do grupo, como trabalho, estudo, afastamento do trabalho por motivo de saúde, desligamento da empresa, não adesão ao tratamento e interação medicamentosa, não podendo assim fazer o uso dos medicamentos disponíveis pelo programa. Atualmente permanecem no grupo 12 participantes. Observa-se que durante este período 05 pessoas deixaram de fumar, 07 pessoas fizeram uma redução significativa na quantidade de cigarros diários.
Palavras-chave: Saúde pública. Tabagismo. Educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Declaro, em nome de todos os autores, que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Rev Res Multiprof Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.”

