USO DE ANTIDEPRESSIVOS E BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO JABOATÃO DOS GUARARAPES, PERNAMBUCO
Resumo
A Atenção Básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas, considerados em sua singularidade e inserção sociocultural, com a finalidade de ofertar atenção integral a todos. Esta pesquisa teve como objetivo principal conhecer o perfil dos usuários e o padrão de consumo de antidepressivos e benzodiazepínicos em uma Unidade de Saúde da Família (USF). Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e documental, com uso de dados secundários colhidos dos prontuários dos usuários cadastrados na USF Maria de Souza Ramos, localizada na UR 11, bairro do Ibura, Jaboatão dos Guararapes, analisados através do programa Microsoft Excel® com uso de frequências e percentuais. Os dados evidenciam uso frequente de antidepressivos, como Fluoxetina e Amitripilina, e benzodiazepínicos, como Clonazepam; mas, sobretudo, demonstram como o registro de informações é precário. A omissão do registro de dados relativos à condição sócio demográfico e, principalmente sobre diagnóstico (doença mental), quantidade, tempo de uso e evolução da prescrição dos psicotrópicos colocam em risco a qualidade de vida das pessoas, uma vez que o consumo indevido de substâncias psicoativas provoca tolerância, dependência, além de outras reações adversas, que podem trazer consequências danosas à saúde dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
“Declaro, em nome de todos os autores, que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Rev Res Multiprof Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.”