A formação do profissional Farmacêutico e sua inserção na Atenção Básica
Abstract
A área da saúde no Brasil passou por grandes mudanças, a partir da Constituição Federal de 1988, onde pela primeira vez a saúde passa a ser entendida como direito dos cidadãos e dever do estado. Junto à criação do SUS, a Assistência Farmacêutica (AF) passa a integrar os direitos constitucionais. Apesar dos avanços, as políticas que vêm sendo desenvolvidas não estão conseguindo atender as necessidades da população, que ainda é acometida por muitos problemas decorrentes da falta de estruturação da assistência farmacêutica. Assim, ampliar o acesso e qualificar a AF destaca-se como importante questão estratégica para o enfrentamento de desafios no SUS. Para uma maior inserção do profissional na Atenção Básica é necessário haver mudanças desde a graduação, pois nela está a base de formação dos profissionais. Mudanças que permitam ao Farmacêutico assumir a AF como atividade que envolve todas as fases de atenção à saúde, colocando o profissional na atenção direta ao usuário de medicamentos. Uma estratégia para suprir a defasagem nos cursos de graduação na área da saúde para atuar no SUS foi a construção de pós-graduações, mestrados e mais especificamente das Residências Multiprofissionais em Saúde da Família que engloba múltiplas profissões da área da saúde, em que trabalham juntas na administração dos serviços, na promoção de saúde, nos trabalhos em grupos, na educação em saúde, na epidemiologia, no planejamento local, na articulação com as comunidades e nas discussões ampliadas do processo saúde-doença, transcendendo o individual. Apesar de existirem barreiras a serem ultrapassadas, a inserção do profissional farmacêutico na Atenção Básica de Saúde é essencial na garantia do acesso e uso racional dos medicamentos, bem como para a qualificação do serviço na promoção da assistência farmacêutica em todas as suas etapas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
“Declaro, em nome de todos os autores, que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Rev Res Multiprof Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.”