MARGINAIS: DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE E PERMANÊNCIA EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS
Resumen
A presente pesquisa teve por objetivo identificar os fatores psicossociais que influenciam o processo de fixação e permanência dos moradores no território da Estrada de Ferro e suas vivências associadas. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório, e desenho do tipo narrrativa, realizado em uma comunidade às margens de uma estrada de ferro de uma cidade do extremo sul catarinense, Brasil. Foram realizadas entrevistas a partir de um roteiro semi-estruturado com quatro moradores da comunidade, nos meses de Junho e Julho de 2024. Os dados foram analisados mediante Análise de Conteúdo de Minayo, resultando em quatro categorias: “O caminho até aqui”, “Estigma e pertencimento”, “Presença da força policial no território”, e “Carência de iniciativas governamentais”. Evidenciou-se que o crescimento populacional e as desigualdades sociais têm causado a expansão de comunidades periféricas e marginalizadas em áreas precárias, através da especulação imobiliária e a ausência de políticas públicas eficazes. Além disso, existe um estigma sobre a população pertencente a estas comunidades, marginalizando-os e dificultando sua inclusão social. Ademais, a presença da força policial nas periferias é percebida de maneira negativa pelos moradores, sendo associada a violência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
“Declaro, em nome de todos os autores, que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Rev Res Multiprof Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.”