Inserção do profissional Farmacêutico na ESF: um relato de experiência
Resumo
A reorientação da assistência farmacêutica encontra-se dentro das prioridades apontadas pela Política Nacional de Medicamentos, sendo assim, a melhoria do acesso e uso racional do medicamento a população, é objetivo a ser alcançado através da assistência farmacêutica necessitando para isso, pessoal qualificado e estrutura adequada para sua implementação em todos os níveis de atenção a saúde. A discussão sobre a necessidade de incorporação de profissionais farmacêuticos junto à estratégia saúde da família ocorre desde que esta foi considerada prioritária para o desenvolvimento da atenção básica no SUS. A Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família dirigido pela UNESC propiciou, pela primeira vez, ao município de Criciúma/SC, a participação direta do farmacêutico, inserido como membro da equipe de saúde da família. A partir de um diagnóstico inicial realizado a primeira intervenção proposta estava baseada na reorganização da farmácia na unidade de saúde, criando um espaço que possibilitasse a realização de atividades gerencias e técnicas de maneira adequada. A partir da implantação da farmácia pode-se visualizar aproximação e integração entre o farmacêutico e o usuário através do atendimento diferenciado e direcionado a saúde do indivíduo, com o intuito de melhorar o acesso e uso racional dos medicamentos.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
“Declaro, em nome de todos os autores, que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Rev Res Multiprof Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.”

