RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO DE INVERNO EM FISIOTERAPIA NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE CRICIÚMA

Autores

  • Joice de Abreu Brandolfi Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Nathaly Willemann Medeiros Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Maria Argentina de Souza Iens Hospital São José - Criciúma
  • Evelin Vicente Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/re.v2i2.3068

Resumo

A transição epidemiológica associada a mudança no perfil da equipe hospitalar e a atuação multiprofissional, fazem com que o profissional fisioterapeuta tenha uma participação cada vez mais efetiva nesse âmbito. O objetivo do relato de experiência, é evidenciar as atividades realizadas por quatro acadêmicos previamente selecionados, durante o período de vigência do estágio curricular não obrigatório de inverno em fisioterapia no Hospital São José (HSJ) de Criciúma-SC, entre 08 de julho e 29 de julho de 2016. Os atendimentos foram realizados de forma supervisionada em diferentes setores de internação do HSJ, abrangendo estratégias de intervenção da fisioterapia respiratória e motora. Tendo como resultados 206 atendimentos realizados. Levando a posterior conclusão sobre a importância da fisioterapia hospitalar, atuando na prevenção de distúrbios e complicações, bem como na redução dos gastos em saúde pública com a diminuição do tempo de internação do paciente, assim como a importância do atendimento humanizado na garantia da qualidade de vida e retorno às atividades de vida diárias (AVD’s).

Biografia do Autor

Joice de Abreu Brandolfi, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, membro do Laboratório de Biomecânica (Labiomec)- UNESC. Membro do Programa de Atuação Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro). Voluntária no projeto de extensão Bem Viver com Alzheimer - UNESC. Diretora Científica da Liga de Fisioterapia em Pediatria (Lafipe) - UNESC.

Nathaly Willemann Medeiros, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Membro do Programa de Atuação Interdisciplinar Uroginecológica (Proauro). Voluntária no projeto de extensão Bem Viver com Alzheimer - UNESC.

Maria Argentina de Souza Iens, Hospital São José - Criciúma

Fisioterapeuta. Responsável pelo Setor de Fisioterapia do Hospital São José - Criciúma.

Evelin Vicente, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Fisioterapeuta. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Edição

Seção

Relato de Experiência