A DIALÉTICA DO ENSINO: A MONITORIA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E EXPANSÃO DO SABER
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v15i5.9644Resumo
Este relato de experiência aborda a monitoria acadêmica como um instrumento enriquecedor no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado na Teoria da Pirâmide da Aprendizagem de William Glasser, o estudo destaca a importância da monitoria na retenção do conhecimento, evidenciando que ensinar é uma das formas mais eficazes de aprender. A experiência foi realizada na disciplina de Anatomia na Universidade do Extremo Sul Catarinense por uma acadêmica de Enfermagem que atuou como monitora, envolvendo aproximadamente 100 alunos dos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Necropsia e Técnico em Massoterapia. As atividades foram supervisionadas por uma professora orientadora graduada em Biomedicina e ocorreram tanto de forma prática, nos laboratórios, quanto teórica, em sala de aula, aos sábados, durante o primeiro semestre de 2023. A monitoria não apenas reforçou os conteúdos estudados, mas também proporcionou um desenvolvimento intelectual e pessoal significativo para o monitor, contribuindo para a consolidação do conhecimento e para a superação de desafios. Além disso, preparou-o para diversas situações que podem surgir no ambiente de trabalho, especialmente na área da saúde, onde a segurança e a confiança no conhecimento são fundamentais. Ademais, a troca de saberes em um ambiente multiprofissional ampliou a compreensão sobre as diferentes perspectivas do ensino e a aplicação dos conteúdos na prática profissional. Essa vivência consolidou-se como um processo transformador, beneficiando tanto o monitor quanto os alunos, promovendo autonomia, senso crítico e habilidades essenciais para a formação acadêmica e para a futura atuação profissional.
Descritores: Tutoria, anatomia, Ensino, Educação em Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.




