Segurança do paciente: administração segura de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.18616/is.v4i2.1948Resumen
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, originada do trabalho de conclusão do curso de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense. O objetivo geral foi analisar estudos referentes à administração segura de medicamentos ao paciente, no âmbito hospitalar, visando contribuir para uma prática assistencial de enfermagem de qualidade. A etapa metodológica utilizou o método exploratório e descritivo, por meio de pesquisa de natureza de revisão integrativa. Os critérios adotados para seleção dos artigos incluíram todas as categorias de artigos. A estratégia de coleta de dados para identificação e seleção dos estudos foi realizada através do levantamento bibliográfico de manuais nacionais e publicações indexadas nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Eletronic Library Online, as quais foram acessadas através do portal da Biblioteca Virtual em Saúde. O resultado dessa busca identificou 20 artigos nas bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Eletronic Library Online. Desse total, 13 foram incluídos e 7 excluídos. Concluiu-se que a administração segura de medicamentos exige dos profissionais uma ampla abordagem educativa sobre os eventos adversos para que estes sirvam de aprendizado e não de punição. Ações educativas desenvolvidas na perspectiva de fortalecer a eficiência e eficácia dos processos contribuirão efetivamente para a qualidade na assistência de enfermagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.





