A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Valmira Maria de Amariz Coelho de Cruz INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ- IFPR
  • Ciro Bachtold INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ- IFPR
  • Frederico Fonseca da Silva INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v6i1.1378

Resumo

O presente trabalho discorre em linhas gerais sobre a gestão  orçamentária e financeira de uma escola pública, fazendo uma síntese da parte administrativa e financeira da gestão dessa instituição de ensino e tomando a mesma  como referência para o desenvolvimento do presente estudo. Nessa linha de desenvolvimento, faz  um paralelo  com  o orçamento  público; a Lei  Orçamentária; a Receita pública, citando conceitos e classificações; as Despesas públicas, conceituando e citando algumas classificações; e com a Legislação aplicada à Gestão Orçamentária e Financeira, com base na  LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), citando algumas leis e artigos  pertinentes ao tema. Enfoca, também, as dificuldades encontradas pela gestão, para administrar os parcos recursos enviado às escolas, discorrendo sobre a situação.

 

Palavras-chave:  Gestão financeira.  Gestão orçamentária.  Orçamento público.

 

Biografia do Autor

Valmira Maria de Amariz Coelho de Cruz, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ- IFPR

PÓS GRADUADA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO - IFPR (2013), ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (2008).

Ciro Bachtold, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ- IFPR

PROFESSOR DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

Frederico Fonseca da Silva, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

ENGENHEIRO AGRONÔMO, DOUTOR EM IRRIGAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, PROFESSOR E PESQUISADOR DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR.

Downloads

Publicado

2017-07-13