PARRESÍA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: A DISCUSSÃO DE CASO COMO ESPAÇO DO DIZER-A-VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v10i2.6542Resumo
Para o SUAS, a supervisão técnica é o espaço de formação continuada em serviço criado para que trabalhadores e gestores, considerando aportes teóricos e metodológicos, possam qualificar continuamente o serviço que oferecem à população. Neste espaço, a discussão de caso, que busca analisar cada caso em suas especificidades, pode ser recurso de grande valor para a mobilização de reflexões direta e efetivamente associadas às práticas. Tal recurso, contudo, demanda dos participantes a disposição para que falem francamente sobre a realidade que encontram em suas práticas, suas alegrias e dificuldades. Sobre tal condição, propõe-se o estudo da parresía, n’A Coragem da Verdade, de Foucault, e as contribuições de tal noção para a compreensão da discussão de caso como o espaço do dizer-a-verdade.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. NÚCLEO TÉCNICO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 59 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_2ed.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2020.
CRUZ, José Marcos de Oliveira. Práticas Psicológicas Em Centro De Referência Da Assistência Social. Psicologia &m Foco, Aracajú, v. 2, n. 1, p.11-27, jan. 2009. Semestral. Disponível em: <http://linux.alfamaweb.com.br/sgw/downloads/161_063502_ARTIGO2-PraticaspsicologicasemCRAS.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2020.
FOUCAULT, Michel. A Coragem da Verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. 339 pp.
______. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2010. 79 p. (Leituras filosóficas).
CNAS - CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Resolução nº 6, de 13 de abril de 2016. Estabelece parâmetros para a Supervisão Técnica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS - PNEP/SUAS. DOU. 77. ed. Brasília, 25 abr. 2016. Seção 1, p. 56-57. Disponível em: <http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-6-de-13-de-abril-de-2016-22684535>. Acesso em: 05 fev. 2020.
NIDECK, Renata de Lima Pacheco; QUEIROZ, Paulo Pires de. Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 159-180, abr. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100159&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 fev. 2020. Epub 02-Dez-2014. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00022.
PESSOA, Fernando. Poesia completa de Álvaro de Campos. São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2007. 589 p. ISBN 9788535911404 (broch.).
______. Poesia Completa de Alberto Caeiro. São São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2005. 263 p.
VERDE, A. L.; POULIN, J. R.; FIGUEIREDO, R. V. Anexos. in: ROPOLI, E. A. et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).










