O LIVRO DIDÁTICO E A INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • Gradir da Silva Cabral Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Glauco Roberto Salvan Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v12i2.7681

Resumo

O presente artigo busca discutir sobre como a Indústria Cultural está presente na produção do livro didático e suas implicações para o processo educativo que ocorre no espaço escolar. Ao analisar a influência do capitalismo que tornou a arte mais uma de suas mercadorias, o filósofo Theodor Adorno discorre como a arte foi perdendo sua essência de expressão e manifestação do humano devido à presença do capital. Diante dessa perspectiva, e relacionando ao livro didático, que é base de ferramenta dos professores atualmente, analisa-se neste artigo o surgimento da indústria de livros didáticos, que busca promover, dentro da lógica capitalista, um mercado consumidor de livros. A compreensão crítica do livro didático dentro desse processo parece fundamental para sua utilização plena em sala de aula.

Biografia do Autor

Gradir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa e Norte-Americana, mas atua também na área de Teoria Literária e na Educação. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: identidade cultural, literatura, linguagem e educação. Participa do Museu da Infância, da Unesc, e de projetos de pesquisas ligados ao Museu.

Glauco Roberto Salvan, Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça

Licenciado em História pela Unesc e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Downloads

Publicado

2023-08-04