Formação Continuada de Professores e o movimento de seus termos, modelos e paradigmas ao longo do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.8130

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar os termos, modelos e paradigmas que consubstanciaram a Formação Continuada de Professores nas últimas décadas, identificando o movimento de seu percurso constitutivo. Para tanto, partimos da contextualização dos aspectos históricos, políticos e normativos nos quais seus pressupostos formativos e estruturais encontram-se fundamentados, buscando uma definição conceitual capaz de demarcar as denominações que foram atribuídas ao longo do tempo a essa modalidade de formação, a partir do referencial teórico nacional e estrangeiro que nutre o campo de estudos em questão. Enquanto apontamentos resultantes da investigação empreendida, destacamos: ainda que o percurso histórico da Formação Continuada evidencie a intenção de superar o obsoleto modelo da racionalidade técnica e que mudanças positivas possam ser conjecturadas, o cenário atual continua revelando falhas decorrentes da desconsideração de fatores como as necessidades formativas específicas dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Prefeitura Municipal de Ibaté/SP

Doutora e Mestre em Educação Escolar e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), vinculada à linha de pesquisa: "Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas" e ao Grupo de Estudos e Propostas sobre a Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC/UNESP/CNPq). Atualmente é Diretora Escolar na Prefeitura Municipal de Ibaté/SP. Seus interesses em pesquisa concentram-se no campo da Didática, da Gestão e da Formação de Professores.

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Serviço Social da Indústria - SESI/SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação Escolar e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Escola SESI de Franca/SP. Pesquisa e produz trabalhos na área da Educação, principalmente sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professoras alfabetizadoras; estágio supervisionado; aprendizagem da docência; práticas de ensino de leitura e escrita e cotidiano escolar. 

Downloads

Publicado

2025-06-30