LEITURA E LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E IMAGINAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.9528

Resumo

O objetivo deste estudo bibliográfico, sob a perspectiva Histórico-Cultural, é elucidar que a literatura infantil surge de formas artísticas e construções linguísticas, associadas aos acontecimentos econômicos, históricos e sociais. Diante da concepção materialista da história a qual se fundamentou Vigotskii, para desenvolver suas análises no campo da psicologia, juntamente com Luria e Leontiev, este artigo propõe analisar que a teoria Histórico-Cultural pode trazer contribuições na formação de leitores aliada a literatura infantil, passando a constituir um homem que faz uso da imaginação na sua vida concreta. O desenvolvimento do intelecto, nesta perspectiva, é resultado das relações sociais que se estabelecem da mediação dos signos culturais produzidos historicamente pelos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Aparecido Molina, UNESPAR

Professor Pesquisador em Educação. Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1997), mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Assis, com estância pós -doutor em História da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca - Espanha, no ano de 2018. Atualmente é professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí e Professor do Programa de Pós-graduação - Curso de Mestrado em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Unespar/Paranavaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação e da infância; Transformação Social, Educação e Ensino; Estado e Políticas Públicas para a Educação e a Infância, Fundamentos históricos e filosóficos da educação e Fundamentos da Educação Infantil. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UNESPAR. É líder responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Politicas e Educação - GEPEHPE, cadastrado no GP - CNPq. Consultor de vários periódicos na área de Educação e Ensino. Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Paranavaí, nomeado pela Portaria n.205/2022 - Reitoria UNESPAR, para o biênio 2022-2023.

Downloads

Publicado

2025-05-08