ESTUDO DE REVISÃO NARRATIVA SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E LIVRO DIDÁTICO

SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS CURRICULARES E NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.9544

Resumo

Trata-se de divulgação de resultados de pesquisa cujo problema foi: Quais as implicações da utilização do livro didático no contexto das políticas curriculares e no processo formativo das crianças da Educação Infantil no que se refere a leitura literária? Como objetivo geral mapeou-se os estudos sobre a utilização do livro didático na Educação Infantil, identificando suas implicações na política educacional, no currículo da Educação Infantil e na ação docente. Como objetivos específicos apresentou: a) Levantamento de pesquisas sobre a temática da Educação Infantil e Livro didático no âmbito nacional e internacional. b) Compreensão das discussões sobre as temáticas, analisando as metodologias, lócus das pesquisas, concepções de currículos, implicações na prática docente e na formação infantil. A introdução dos livros didáticos na Educação Infantil faz parte da política educacional em vigência com o Decreto nº 9.765/2019, que institui a Política Nacional de Alfabetização – PNA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Bassetto Secorum, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina com pesquisa na área da formação docente com ênfase na Educação Infantil e professora da Educação Básica do munícipio de Londrina.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

Downloads

Publicado

2025-05-08