IMPLICAÇÕES DO SISTEMA LÍMBICO NA APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA NEUROPSICOMOTORA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v10i1.4274Resumen
Este artigo suscita o papel da afetividade no processo da aprendizagem á luz da abordagem neuropsicológica. Tendo em vista que a afetividade se entrelaça em processos cognitivos que ocorrem a todo o momento em que se constrói um conhecimento, entende-se que refletir sobre esta questão se torna um aspecto central no desenvolvimento humano. O texto tem como objetivo compreender o papel da Neuropsicologia contextualizando afetividade e aprendizagem. A pesquisa teve como referencial teórico a neuropsicologia Sócio histórica e traz a inter-relação entre a afetividade e a aprendizagem sob uma perspectiva neuropsicológica.
Descargas
Citas
ARANTES, V. A. (Org). Afetividade na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Ed. Summus, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992
BEAR, M.. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOCK, A. M. B. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva,1999.
BOCK, A. M. B. Psicologia Sócio Histórica: Uma Perspectiva Crítica em Psicologia. São Paulo Ed. Cortez, 2001.
CODO, W. Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis RJ: Vozes, 2002
FONSECA, V. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce. 2a ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FURTADO, O. O psiquismo e a Subjetividade Social. IN BOCK, A. M. B. Psicologia Sócio Histórica: Uma Perspectiva Crítica em Psicologia. São Paulo Ed. Cortez, 2001.
FREITAS, M. A. Vygotsky e Baktin - Psicologia e Educação um Intertexto. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
KIMURA, D. (1973). The assymetrics of the human brain. Scientific American, 4, 70-78.
KOHL, M. Vygotsky Aprendizado e Desenvolvimento: um Processo Sócio Histórico. 4a ed. São Paulo: Scipione, 2001.
KOHL, M.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo, SP: Moderna, 2002.
LANE, S. T. M; SAWAIA, B. B. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995
MESSER, C. Processos metacognitivos no ensino de conteúdos: Monitoramento cognitivo de professores em séries iniciais. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 1995.
PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. Editora Zohar, Rio de Janeiro, 1970.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 9a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003
REGO, T. C. Vygotsky: Uma Perspectiva Histórico Cultural. 9º ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
VIGOTSKI, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.
VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Ática, 1986.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).










