O SOCRATISMO CÍNICO-ARTÍSTICO ENTRE NIETZSCHE E FOUCAULT: REESCREVENDO O IMAGINÁRIO FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v10i2.6673Resumo
Este estudo busca delinear uma apresentação possível do último curso proferido por Michel Foucault, “A coragem da verdade”, guiada por aproximações e distanciamentos com Friedrich Nietzsche. A inferência ao personagem Sócrates, de uma maneira inversa a Nietzsche, trouxe esta inquietação: estaria Michel Foucault, ao elevar o socratismo tão condenado por Nietzsche, marcando um distanciamento com este pensador? Adentrar aos labirintos e investigar os diferentes esboços do personagem Sócrates tracejará uma hipótese de leitura em que o aparente desencontro entre Nietzsche e Foucault apresenta forças destrutivas e construtivas constantes. Como linha comum, do anúncio à reescrita − cada qual com seu estilo −, intenta-se um outro imaginário filosófico, práticas outras, culturas outras.Downloads
Referências
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983 – 1984). São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. Aulas sobre a vontade de saber: curso no Collège de France (1970 – 1971). São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2014.
MARTON, Scarlett. Verbetes. In: Dicionário Nietzsche. São Paulo: edições Loyola, 2016.
NIETZSCHE, FRIEDRICH. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NIETZSCHE, FRIEDRICH. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. In: Nietzsche. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
SAFRANSKI, Rudiger. Nietzsche: biografia de uma tragédia. São Paulo: Geração Editorial, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).










