A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.9510

Resumen

Este artigo objetiva pôr em discussão a necessidade de formação literária do docente de Educação Infantil, em processos de formação continuada, como caminho para a formação literária de bebês e crianças pequenas. O objeto de análise foi o documento do MEC Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil publicado em 2016. Para a discussão do tema, foi adotada a perspectiva analítica em que o fenômeno é visto em seu processo e explicado de modo a revelar a sua essência em vez de apenas descrever suas características perceptíveis. A base teórica de apoio às análises vem de autores da Teoria Histórico-Cultural e daqueles que com eles têm alguma proximidade. A análise revela que a formação literária do docente requer processo substancial de formação continuada e é essencial para a formação literária de bebês e crianças pequenas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érika Christina Kohle, Fundação Carlos Chagas

Pesquisadora vinculada ao Programa de Estágio de Pós-Doutorado da Fundação Carlos Chagas na linha de pesquisa - Educação e Infância: políticas e práticas. Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília, professora da Educação Básica II, Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Marília-2022), (Marília-2016), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília -2014), licenciada em Letras PORTUGUÊS/ALEMÃO pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis- 2002) e em Letras PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012). Participa desde 2011 do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, desde 2015 do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e desde 2019 do Grupo de Pesquisa Especificidades da Docência na Educação Infantil, todos pertencentes ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp- Campus de Marília.

Stela Miller, Unesp - Marília

Professora voluntária –Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista –“Júlio de Mesquita Filho” UNESP -Campusde Marília–São Paulo, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3521-9526. E-mail: stelamillercel@gmail.com.

Publicado

2025-05-08